Aulas

12/03/2018 11:13

Práticas culturais africanas no Cariri cearense é tema de palestra na UFMT

 
 

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-UFMT), Câmpus de Cuiabá, promove no dia 28 de março a palestra “Práticas culturais de matriz africana no Cariri cearense”, ministrada pela professora Cícera Nunes, da Universidade Regional do Cariri (Urca). A atividade acontece a partir das 9h, no Auditório M do Instituto de Linguagens (IL).

A palestra pretende apresentar aos participantes um panorama histórico-cultural do negro no Ceará. Para isso, serão apresentadas diferentes perspectivas: do surgimento do movimento negro cearense; das práticas culturais de matriz africana e das políticas públicas para a população negra no Cariri cearense.

A atividade é fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT), coordenado pelo professor Yuji Gushiken, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE-UFMT), coordenado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMT), Cândida Soares da Costa e Sergio Pereira dos Santos.

Cícera Nunes é doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora adjunta do Departamento de Educação da Urca, sendo também professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Além disso, a visitante é coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (Negrer/Urca).

FONTE: ASSESSORIA UFMT


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo